0 1
SOBRE
Em sua sexta edição a VI Jornada de Estudos em Gerontologia tem por objetivos promover reflexões e disseminar conhecimentos sobre a temática inovação social na velhice, no contexto promoção do envelhecimento ativo.
As diretrizes políticas nacionais e internacionais de promoção do envelhecimento ativo apontam a relevância da cultura e gênero, promovendo a diversidade, a equidade e o respeito às diferenças.
Esforços são necessários para a construção de espaços reflexivos e dialógicos para a disseminação do saber gerontológico, em suas dimensões técnico-científicas. A Universidade, neste cenário, possui um papel fundamental na articulação com a comunidade.
Este evento é organizado pelo “OBSERVATÓRIO DO ENVELHECIMENTO ATIVO”, Programa de Extensão que sucede as ações do Programa Gerontologia – Gestão da Velhice Saudável e também pelo Núcleo Interdisciplinar de estudos em Gerontologia Social – NIEPGS.
Conta com a parceria do Sesc e com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. Conta ainda com o apoio Departamento de Gerontologia da UFSCar, da Associação de Pesquisas e Estudos sobre Envelhecimento - ASPEN, da Associação Paulista de Saúde Pública – APSP, Núcleo São Carlos e da Associação Brasileira de Gerontologia - ABG.
Completa o apoio para a organização o Centro Acadêmico, a Envelhescência - Empresa Júnior e Liga de Gerontologia, todas associações estudantis integradas ao Curso de Graduação em Gerontologia da UFSCar.
Iniciada em caráter local e regional em 2010, assume amplitude nacional em 2016 tendo a participação de pesquisadores dos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Tocantins, propiciando à comunidade local e regional o acesso a conhecimentos científicos, técnicos, artísticos e culturais com aderência nas transformações demográficas. Suas três primeiras edições foram anuais e a partir de 2012 tornou-se bianual. Destaca-se em seu pioneirismo no interior do Estado de São Paulo, envolvendo a participação de pesquisadores vinculados a renomadas instituições de ensino superior e associações científicas.
Desde sua última edição, em 2016 pretendeu-se a ampliação e fortalecimento do evento a partir do estabelecimento da Cooperação Técnica com o Sesc. Além de compreender um espaço de reflexão e disseminação da cultura acadêmica sobre o processo de envelhecimento ativo, propõe ainda dialogar e refletir sobre as estratégias de promoção dos processos de envelhecimento ativo e saudável, proporcionar espaços de reflexão e encontros sobre Gerontologia (entre profissionais em formação, trabalhadores dos diversos segmentos, gestores e a comunidade local/regional), sobretudo relacionados aos processos de inovação social. O evento congregará docentes de instituições de ensino superior, dentre outras a confirmar.
Definiu-se o tema central desta edição será "Inovação Social Enquanto Estratégia de Promoção do Envelhecimento Ativo" explorando dimensões do trabalho, tecnologia, saúde, esporte, arte, cultura e lazer, abordadas em palestras, mesas redondas e intervenções artístico-culturais.
Haverá também oportunidade de participação através da apresentação de trabalhos, comunicações orais e relatos de experiência de estudantes de graduação, pós-graduação, profissionais e demais interessados em compartilhar a experiência, mediante inscrição prévia de trabalhos e análise da comissão científica, com perspectiva de publicação das comunicações em periódico da área da gerontologia.
Objetivos:
-
Proporcionar a troca de conhecimentos e informações sobre a inovação no contexto do envelhecimento ativo, em sua diversidade e multideterminação;
-
Disseminar a cultura acadêmica sobre o processo de envelhecimento ativo articulado à inovação social;
-
Dialogar e refletir sobre as estratégias de promoção dos processos de envelhecimento ativo e saudável;
-
Proporcionar espaços de reflexão e encontros sobre Gerontologia (entre profissionais em formação, trabalhadores dos diversos segmentos, gestores e a comunidade local/regional);
-
Oportunizar o intercâmbio e a troca de experiências no que diz respeito à intervenção interprofissional junto à população em processo de envelhecimento nos vários cenários;
-
Oportunizar reflexões sobre protagonismo e participação social da população em processo de envelhecimento.
Público Alvo:
-
Comunidade acadêmica
-
Profissionais
-
Comunidade em geral
Comissão Científica:
-
Debora Burini - UFSCar
-
Fabio de Oliveira Martinez Alonso - UFF
-
Heloisa Cristina Figueiredo Frizzo - UFTM
-
Janes Santos Herdy - UFF
-
Márcia Niituma Ogata - UFSCar
-
Paula Costa Castro – UFSCar
-
Wilson Ferreira Coelho - UNAERP
-
Wilson José Alves Pedro – UFSCar
0 2
PALESTRANTES
0 2
MEDIADORES
0 3
PROGRAMAÇÃO
ATIVIDADES
LOCAIS DAS ATIVIDADES:
TEATRO SESC SÃO CARLOS
AV. COMENDADOR ALFREDO MAFFEI, 700 - JARDIM SAO CARLOS, SÃO CARLOS – SP (269 LUGARES)
NÚCLEO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E DEPARTAMENTO DE GERONTOLOGIA DA UFSCAR
RODOVIA WASHINGTON LUÍS, 310, SÃO CARLOS – SP
COMUNICAÇÕES COORDENADAS
Dia 23 das 9h às 12h
LOCAL: Núcleo de formação de professores
Modelo de apresentação de trabalho em ppt. AQUI
GRUPO DE TRABALHO 1 – SALA 1 (TÉRREO)
GRUPO DE TRABALHO 2 – SALA 2 (TÉRREO)
GRUPO DE TRABALHO 2 – SALA 2 (TÉRREO)
GRUPO DE TRABALHO 3 – SALA 4 (PISO SUPERIOR)
OFICINAS
Dia 24 das 9h às 12h
0 4
SUBMISSÃO DE TRABALHOS
DIRETRIZES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Data: de 25 de setembro a 13 de outubro
Serão consideradas as propostas de trabalhos de profissionais, pesquisadores e estudantes de graduação e de pós-graduação (latu e strictu sensu) e de grupos de pesquisa que investiguem temas relacionados à temática central do evento.
A comissão científica avaliará e selecionará os trabalhos a serem apresentados, considerando sua adequação e pertinência ao tema da Jornada para a modalidade de COMUNICAÇÃO ORAL.
Para a comunicação oral, o autor inscrito disporá de dez minutos para sua exposição. As apresentações acontecerão no dia 23 de outubro, no Núcleo de Formação de Professores da UFSCar (Comunicações).
Os resumos selecionados e apresentados serão publicados na Revista Kairós Gerontologia (PUCSP). Será aceita a inscrição de um trabalho por autor principal, e admitida a inscrição de mais um trabalho em coautoria. Mediante inscrição os autores comprometem-se em participar do evento com inscrição garantida.
Formatação dos trabalhos:
Resumo: As propostas de apresentação deverão ser enviadas para o e-mail: observatorioenvelhecimento@gmail.com, contendo um resumo de até 350 palavras, três palavras-chaves, título, nome do autor, filiação e e-mail. Não colocar referências bibliográficas ou notas de rodapé.
Formatação: Fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples, alinhamento justificado.
Inserir: na primeira linha o(s) nome(s) do(s) autor(es) e da(s) instituição(ões); na segunda linha, e-mail do(s) autor(es); na terceira linha, a agência financiadora (se houver). Depois de um espaço inserir o resumo, e após de outro espaço, inserir o e-mail seguindo a formatação indicada para o texto do resumo.
Formato do arquivo e do título: O formato do arquivo deve ser .docx ou equivalente e o título deve seguir o seguinte padrão: Sobrenome do autor_título do texto. Em caso de haver mais de um autor, o sobrenome do coautor deve vir logo depois do sobrenome do autor.
0 5
Informações
As atividades serão realizadas nos seguintes locais:
-
Núcleo de Formação de Professores, na área norte da UFSCar -Rodovia Washington Luís, 310, São Carlos – SP
-
Teatro Sesc São Carlos: Av. Comendador Alfredo Maffei, 700 - Jardim Sao Carlos, São Carlos -SP
25/09/2018 a 10/10/2018
15/10/2018
15/10/2018 a 22/10/2018
23/10/2018 E 24/10/2018
25/09/2018
10/11/2018