V JORNADA DE ESTUDOS EM GERONTOLOGIA: Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo
TEMA CENTRAL: Diversidade da Velhice
Dias 26 e 27 de outubro de 2016
INSCRIÇÕES ANTECIPADAS ENCERRADAS!
COMPAREÇA AO LOCAL DO EVENTO COM 30 MINUTOS DE ANTECEDÊNCIA.
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA!
CURRÍCULO DOS PALESTRANTES
Profa. Ms. Celina Dias Azevedo
Assistente técnica da Gerência de Estudos e Programas Sociais, do Serviço Social do Comércio, atuando na organização de propostas e nas ações voltadas ao cidadão idoso. Coordenadora editorial da publicação Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento, editada pelo Sesc São Paulo há 28 anos. Doutoranda do Programa de Ciências Sociais da PUC/SP, discutindo as ações socioculturais que têm os velhos como público alvo.
Profa. Dra. Daizy Valmorbida Stepansky
Possui graduação em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelato) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 1971), Mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (IUPERJ, 1976) e Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ,2000). Atualmente é professor Adjunto IV Aposentada, atuando no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito da Universidade Federal Fluminense. Foi Professora do Departamento de Ciências Sociais da PUC/RJ, pesquisdora do NEM/PUC/RJ, até 1996 e Socióloga do DN/Sesc, no Centro de Estudos e Informação. Tem experiência na área de ensino e pesquisa, com ênfase em Ciências Humanas, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento social, políticas públicas, teoria sociológica brasileira., estudos culturais, envelhecimento e gênero. Consultora da UNESCO para Políticas Sociais para Populações Idosas (2009/2010).Consultora do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD (2013).
Prof. Dr Fabio Roberto Bárbolo Alonso
Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ, Mestre em Sociologia e Direito pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito da UFF (PPGSD/UFF), e Doutor em Demografia pela UNICAMP. Professor e Pesquisador, atua em pesquisas dedicadas ao Envelhecimento Populacional e também participa de Instituições da Sociedade Civil e Instituições Governamentais voltadas à proteção e Qualidade de Vida do Idoso. É Professor Adjunto do Departamento de Sociologia e Metodologia das Ciências Sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), desenvolvendo atividades de docência e pesquisa na área de Métodos Quantitativos.
Prof. Dr Luiz Sinésio Silva Neto
Possui Doutorado em Ciências e Tecnologia em Saúde-UNB-DF, Mestrado em Gerontologia-UCB-DF, Especialização em Gerontologia- UFT-TO, graduação em Educação Física. È professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins do curso de Medicina onde coordena as disciplinas, Saúde do Idoso, Nutrologia e participa da Comissão de TCC. Coordena e é docente do programa "Universidade da Maturidade-UMA" na Universidade Federal do Tocantins. È professor efetivo do Mestrado em Ensino em Ciência e Saúde, colaborador do Mestrado em Educação e da Pós Graduação em Gerontologia da Universidade Federal do Tocantins. Membro dos grupos de pesquisa: Determinantes do Envelhecimento Humano e Progero. Autor de artigos científicos e livros na área da gerontologia. Atua nas áreas de pesquisas: Alterações de composição corporal e envelhecimento, Sarcopenia, Obesidade Sarcopênica, Qualidade de Vida, Avaliação funcional no idoso, Envelhecimento e Gerontologia.
Profa. Dra Marilia Cristina Prado Louvison
Possui graduação em Medicina (1985) e residencia em Medicina Preventiva e Social pela Escola Paulista de Medicina (1987), mestrado (2006) e doutorado (2011) em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo. Atualmente é professora doutora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e presidente da Associação Paulista de Saúde Pública. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Política, Planejamento e Gestão, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e envelhecimento; avaliação e epidemiologia de serviços; regionalização e regulação das redes de atenção.
Profa. Dra Silvana Maria Corrêa Tótora
Graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1984), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Professora da PUC/SP desde 1986 e do pós- graduação da PUC/SP desde 2000. Professora do Departamento de Política e dos programas de Estudos Pós-graduados em Ciências Sociais e de Gerontologia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora do Núcleo de Arte, Mídia e Política - NEAMP - do Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da PUC/SP. Experiência na área de Ciência Política, com ênfase: teorias da democracia; pensamento político clássico, moderno e contemporâneo; pensamento político brasileiro; arte e política nos pensamentos de Nietzsche, Gilles Deleuze e Foucault; velhice, ética e subjetividade. Pesquisadora principal da linha teórica do projeto temático Fapesp. "Lideranças Políticas no Brasil: características e questões institucionais".
Prof. Dr Odilon José Roble
Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (Metodologia de Ensino, Avaliação e Formação de Professores). É professor do Departamento de Educação Física e Humanidades da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Programa de Pós Graduação em Artes da Cena do Instituto de Artes da Unicamp. Desenvolve pesquisas sobre Filosofia e Estética do corpo e do movimento.
Prof. Dr. Wilson José Alves Pedro
Professor Adjunto IV do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade Mestrado e Doutorado (2014-2017). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (desde 2008), do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (desde 2012) e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (desde 2016). Possui Pós Doutorado no Instituto do Envelhecimento ? Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde atuou como Investigador Visitante (2013/2014). Doutor (2002) e Mestre (1997) em Psicologia Social PUC/SP (2002). Especialista em Processos Educacionais na Saúde (com ênfase me facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em 2014). É também Especialista em Administração de Recursos Humanos (1988). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UNESP (1986/1984); Bacharel em Direito (1992) Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social, onde desenvolve pesquisas sobre os aportes teóricos e metodológicos da gerontologia. A ênfase se dá na interdisciplinaridade e nos estudos sociais da ciência e tecnologia (CTS). Atualmetne orienta estudos sobre as temáticas: envelhecimento ativo, prioridades de pesquisa no contexto do envelhecimento,aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento de competências, apropriação da gerontotecnologia, gestão, aposentadoria e trabalho, protagonismo social no contexto do envelhecimento. Tem ampla trajetória na formação de recursos humanos para área da, saúde pública, social e trabalho. Coordenador do Programa de Extensão Gerontologia Gestão da Velhice saudável. É também Membro da Comissão Permanente de Avaliação UFSCar (desde 2013). Membro da Diretoria Associação de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento - ASPEN (desde 2014) e Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias ESOCITE.BR (2016-2017). Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.